Para esclarecer dúvidas sobre a doença, entrevistamos o Dr. Alexandre Fonseca Castro.
Ele é oncologista clínico da Clínica ONCOMED-BH e do Hospital Felício Rocho.
Agradecemos o Dr. Alexandre pela disponibilidade e carinho com o grupo.

Pérolas de Minas – O que é câncer?
O câncer ou neoplasia maligna, é o nome dado a um grupo de mais de 100 doenças que tem em comum a proliferação desordenada e progressiva das células. Cada tipo de câncer apresenta um comportamento biológico específico, com tipos celulares e alterações genéticas específicas, e com abordagem e tratamentos específicos.

Pérolas de Minas-Quais são as causas do câncer?
O câncer é considerado uma doença multifatorial, ou seja, existem diversos fatores que podem eventualmente aumentar a possibilidade de um indivíduo ter um câncer ou não. A exposição à fatores ambientais específicos estão relacionados ao aumento da incidência de diversos tipos de câncer (alimentação inadequada, tabagismo, álcool, infecções por vírus carcinogênicos, exposições ocupacionais, exposição solar, radiação, entre outros). Fatores genéticos e hereditários específicos de um indivíduo também podem estar relacionados a um maior risco. Apesar disso, alguns tipos de câncer não têm um fator etiológico muito bem definido.

Pérolas de Minas – O câncer é uma doença hereditária?
A minoria dos tumores malignos são considerados exclusivamente hereditários, ou seja, há um gene específico familiar transmitido entre gerações. As pesquisas mostram que, de uma maneira geral, a doença é desencadeada pela interação de fatores ambientais com fatores específicos do paciente e que causam alterações genéticas a nível das células do indivíduo.

Pérolas de Minas – Muitas pessoas acreditam que o câncer é uma doença contagiosa. Isto é mito ou verdade?
MITO. O câncer NAO é UMA doença contagiosa.

Pérolas de Minas – Quais são a chances de cura de um tratamento de câncer?
As chances de cura dependem de uma série de variáveis como órgão acometido pelo câncer, tipo de célula específica, aspectos genéticos e moleculares que podem interferir no prognóstico, fase em que a doença é diagnosticada (estadiamento), aspectos específicos de cada paciente (por exemplo a sua condição geral de saúde) e etc.

Pérolas de Minas – Todo nódulo ou caroço que encontramos no corpo é câncer?
Não. Nem todo caroço no corpo é um tumor maligno ou câncer. Existem nódulos que podem aparecer no organismo que podem ser secundários a tumores benignos ou outras causas (inflamatórias por exemplo) e que não são câncer. Na presença de nódulo ou caroço o indivíduo sempre deve procurar assistência médica para uma avaliação específica.

Pérolas de Minas – O câncer é uma doença que podemos prevenir?
Sim. À medida que interferimos nos fatores de risco e evitamos a exposição aos mesmos estamos reduzindo o risco. Desta forma é muito importante uma alimentação saudável, cessação do tabagismo e do consumo de álcool, evitar-se exposição solar em excesso e exposição a vírus carcinogênicos (uso de preservativos, vacinas, etc.), entre outras ações. Isso é chamado de prevenção primária, ou seja, evitar os fatores de risco do câncer.
A prevenção secundária é aquela em que exames direcionados a determinados tipos específicos de câncer são realizados com o intuito de se fazer um diagnóstico precoce da doença, em sua fase inicial. A mamografia de rotina por exemplo é um desses exames, com o potencial de detecção do câncer de mama em estágios iniciais, facilitando a cura.

Pérolas de Minas – O tratamento do SUS é o mesmo do paciente conveniado ou particular?
O SUS oferece tratamento cirúrgico, radioterápico e de oncologia clínica (quimioterapia, hormonioterapia e outras medicações) aos pacientes. Existe um longo caminho ainda para se melhorar tanto o acesso da população em geral a esses serviços (abrangência) como também o acesso dos pacientes já em tratamento a medicamentos específicos.

Pérolas de Minas – Como é o tratamento para o tratamento do câncer?
O tratamento do câncer também é extremamente variado e depende das especificidades de cada caso (órgão acometido, tipo de células, alterações genéticas e moleculares específicas, fase em que se encontra a doença ou estágio, características específicas do paciente como condição geral de saúde, entre outros). O tratamento multidisciplinar é fundamental e em grande parte das vezes mais de uma modalidade de tratamento é utilizada. As modalidade de tratamento do câncer são a quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, medicações alvo, cirurgia, radioterapia, entre outras.

Pérolas de Minas – O que há de novo no tratamento do câncer?
Existe muita pesquisa científica relacionada ao tratamento do câncer, sendo a oncologia clínica uma das áreas da medicina que mais evoluiu nos últimos anos. Desta forma, vem surgindo medicações com potencial de causar menos efeitos colaterais e com maior efetividade, além de poderem ser direcionadas para pacientes com características que predizem boa resposta àquela medicação específica. A imunoterapia é uma forma de tratamento que vem sendo empregada para alguns tipos de câncer. Nela, medicamentos administrados estimulam o próprio sistema imunológico do paciente a atacar as células tumorais. Além disso, melhorias nas técnicas cirúrgicas (minimamente invasivas por exemplo) e nas técnicas e aparelhos de radioterapia também aconteceram nos últimos anos.

Pérolas de Minas – Deixe uma mensagem de estímulo para pessoas em tratamento do câncer.
O câncer é uma doença potencialmente PREVENÍVEL e potencialmente CURÁVEL dependendo do caso, e, além de tudo, é uma área da medicina em constante evolução, felizmente para melhor.

#DiaMundialdeCombateaoCâncer #PérolasdeMinas #CâncerdeMama#GrupodeApoio #PulseiraSolidária #Solidariedade #Amoraopróximo

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formSubmit